Os 6 segredos para acertar na compra do material escolar - Palavras Abertas
WhatsApp

Os 6 segredos para acertar na compra do material escolar

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . Os 6 segredos para acertar na compra do material escolar

Os 6 segredos para acertar na compra do material escolar

O mês de janeiro é semelhante na casa de muitas famílias: é hora de realizar a matrícula no colégio, pegar a lista e começar a saga para comprar material escolar para os filhos. Um novo ciclo se inicia cheio de responsabilidades e expectativas.

Apesar de ser uma atividade repetida a cada ano, realizar essas compras não é tarefa fácil. O marketing em torno da volta às aulas entra com tudo na sua casa e o aumento no preço dos produtos é mais um desafio, principalmente para quem tem mais de um filho.

Será que é possível garantir praticidade, qualidade e, principalmente, economia na compra dos materiais escolares? Nós trouxemos dicas imperdíveis para ajudar você nesse momento. Aproveite!

1. Siga estritamente a lista

A primeira dica para comprar material escolar sem gastar muito é saber exatamente o que procura. É claro que as lojas vão fazer de tudo para convencer você ou seus filhos a levarem mais do que é necessário. Por isso, estejam focados no que está na lista da escola.

Não deixe de levar suas anotações quando for a alguma loja. Assim, você não corre o risco de comprar algo que não precisava. Além disso, tenha cuidado ao levar os seus filhos com você, pois as papelarias são muito sedutoras. Vão estar à mostra diversos produtos chamativos e você pode ter dificuldade em convencer as crianças a deixá-los na prateleira.

2. Compare preços

Outra dica fundamental é não comprar o material na primeira loja que você visitar. Comparar os preços é indispensável para quem busca economia — principalmente nessa época de volta às aulas, em que a variação no valor do mesmo produto em papelarias diferentes pode ser de mais de 100%.

Evite a frustração de saber que a sua vizinha pagou a metade do que você desembolsou nos livros didáticos ou de literatura infantil. Para isso, siga a regra básica de pesquisar, pedir indicações e comparar os orçamentos. Experimente também fazer as compras online, pois é algo prático e você pode economizar um bom dinheiro.

3. Reaproveite o que já tem ou compre usados

Materiais como mochilas e estojos, por exemplo, não são feitos para durar apenas um ano. Além disso, os livros também podem continuar sendo usados na escola. Portanto, ao receber a lista, cheque tudo em casa e risque do papel aqueles produtos que seus filhos já têm e poderão reaproveitar. Planeje-se para comprar somente o necessário!

Se as crianças têm idades próximas, a mais nova pode utilizar os livros que você guardou. Se isso não for possível, procure trocar o material com outras famílias ou adquirir livros usados, seja em lojas especializadas ou diretamente com outros pais — para comprar as edições certas, o ideal é procurar famílias do mesmo colégio que o seu filho.

Muitas escolas organizam grupos de troca no início do ano — se a sua ainda não tem, lance essa ideia. Outra opção é fazer uma busca na internet. Muitos pais querem vender materiais usados, já que estão em bom estado e não faz sentido acumular em casa todo o histórico dos anos escolares. Nas redes sociais, você certamente encontrará pessoas dispostas a vender, trocar e comprar livros e outros materiais.

4. Administre as expectativas dos seus filhos

Geralmente, o período de volta às aulas provoca nas crianças a expectativa de rever os professores e amigos (ou conhecer uma escola nova) e a empolgação para comprar material escolar. Em dezembro e janeiro, elas são bombardeadas por propagandas com seus personagens favoritos estampados em mochilas, estojos e cadernos, transformando seu plano de economizar em um grande desafio.

É difícil explicar para elas que um caderno com capa neutra custa menos do que aquele com o desenho da moda. Ao mesmo tempo, não é bacana se render aos desejos dos pequenos, especialmente se isso prejudica o orçamento familiar. Então, converse bastante e administre desde cedo as expectativas deles. Exercitar a aprendizagem financeira é um papel importante da família na educação dos filhos.

Agora, veja sugestões de como agradá-los e ainda poupar dinheiro:

  • chame as crianças para customizar a mochila ou criar um fichário com as folhas dos cadernos usados, por exemplo;
  • em vez de comprar um produto grande, escolha um objeto menor (como borracha ou estojo) do personagem que elas gostam;
  • mantenha o material antigo por algum tempo e aproveite quando as lojas baixarem os preços a partir de fevereiro.

5. Pague à vista e negocie descontos

Esse é um ótimo trunfo na hora de comprar material escolar. Quem aproveita o bônus de fim de ano para guardar o dinheiro para as contas de janeiro consegue mais poder de barganha e garante preços melhores nas lojas. Se você não paga parcelado no cartão, não deixe de pedir desconto.

Além disso, a maioria das lojas oferece preços diferenciados para compras de maior volume. Vale a pena reunir familiares e amigos (e até pais desconhecidos, pelas redes sociais) para comprar coletivamente com melhores condições. Fechando um grande pedido é impossível que a loja pratique os mesmos preços da venda no varejo.

6. Não aceite exigências abusivas

Por fim, não se esqueça de ficar de olho na lei que protege você na hora de comprar material escolar. A legislação brasileira proíbe as escolas de requisitarem materiais coletivos, seja de uso dos alunos ou da instituição.

Nos últimos anos, o órgão de Proteção ao Consumidor (Procon) tem acompanhado de perto as listas escolares, prevenindo e julgando abusos. Para evitar prejuízos, consulte sempre as orientações do Procon da sua cidade. Caso você identifique algum item abusivo na sua lista, entre em contato com o órgão e denuncie.

Atenção: a escola também não pode obrigar você a comprar apenas materiais de determinada marca ou a adquirir produtos que só vendam na instituição — exceto apostilas. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, procure o Procon.

Comprar material escolar de qualidade com economia não é impossível. Basta seguir as nossas dicas e pesquisar bastante. Com um pouco de paciência, seus filhos iniciam o ano com todo o material necessário e você tem dinheiro sobrando para planejar passeios ou uma bela viagem de férias!

Que tal acompanhar mais dicas como essas? É só seguir a gente no Facebook e aproveitar!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram