Nota baixa na escola: como os pais podem contornar esse problema? - Palavras Abertas
WhatsApp

Nota baixa na escola: como os pais podem contornar esse problema?

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . Nota baixa na escola: como os pais podem contornar esse problema?

Nota baixa na escola: como os pais podem contornar esse problema?

Se, para um estudante, uma nota baixa na escola pode se transformar em uma ameaça concreta de reprovação, para os pais essa situação geralmente é um pesadelo.

Ao receberem a notícia, a primeira reação é culpar o próprio aluno, acreditando que ele não se dedicou o suficiente. Em seguida, há aqueles que recorrem aos castigos, inclusive físicos, para punir a criança pelo seu rendimento insatisfatório.

Mas será que essa é mesmo a conduta mais adequada? Atitudes extremas, que incluem o uso da violência, podem provocar um trauma, agravando ainda mais a situação. A essa altura, o leitor estará se perguntando: qual a melhor maneira de ajudar meu filho, então? É o que você vai descobrir no post de hoje!

Converse com seu filho

Em primeiro lugar, o mais importante é que você entenda o contexto que levou à queda de rendimento. Tenha em mente que tirar uma nota baixa na escola uma vez ou outra é algo absolutamente comum. A situação passa a preocupar, porém, quando se torna frequente.

Muito mais eficaz do que gritos e punições é o seu apoio: converse com seu filho e deixe claro que ele sempre poderá contar com você, em todos os momentos, até mesmo nos mais difíceis. A criança deve perceber que terá a sua ajuda para recuperar as notas, desde que se esforce.

Embora essencial no processo de educação, nem todos os pais possuem uma relação de cumplicidade com seus filhos. É essencial que eles encontrem sempre uma brecha para poder desabafar.

Identifique a origem do problema

Jamais confronte o seu filho enquanto estiver de cabeça quente. Você certamente tomará atitudes ou fará acusações das quais poderá se arrepender amargamente depois.

Passado o impacto inicial, a sua missão passa a ser investigar as causas da nota baixa na escola. A queda no rendimento, via de regra, é um indicador de que algo não está bem: na maioria das situações, o aluno não tem culpa.

O leque de explicações é variado: é possível que ele esteja sendo vítima de bullying, possua um transtorno de aprendizagem ou aja assim porque sabe que dificilmente sofrerá consequências, uma vez que os pais são muito ausentes. Já parou para pensar que você pode ter sua parcela de responsabilidade?

Recorra à orientação profissional e da escola

Esse é um processo no qual uma ação leva a outra. Identificar a origem do problema é essencial para determinar quais as estratégias mais adequadas para contornar a situação.

O objetivo principal é motivar a criança ou o adolescente, resgatando o seu prazer em estudar. Por isso, tome cuidado com as insinuações e comentários que você faz: jamais rotule o aluno como um fracassado.

Na direção contrária, busque maneiras de tornar o processo de aprendizado mais atraente: utilize jogos e brincadeiras que possam estimular o raciocínio, como tabuleiros de xadrez ou quebra-cabeças, e incentive o hábito da leitura.

Também é válido aproximar os conteúdos aprendidos em sala de aula do dia a dia do estudante: se ele entender porque aquela informação é útil, tudo ficará mais fácil. A tecnologia também se torna uma aliada importante.

É necessário que você tenha em mente que esse é um trabalho multidisciplinar: todas as suas ações devem ser orientadas pela equipe pedagógica do colégio e por outros profissionais que estejam envolvidos. Conforme o caso, procure um psicólogo ou contrate um serviço de reforço escolar.

Entendeu como é possível apoiar seu filho quando ele tira uma nota baixa na escola? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como este!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram