Livros infantis para cada idade: conheça as melhores opções - Palavras Abertas
WhatsApp

Livros infantis para cada idade: conheça as melhores opções

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . Livros infantis para cada idade: conheça as melhores opções

Livros infantis para cada idade: conheça as melhores opções

Quando transformada em hábito, a prática da leitura traz vários benefícios às pessoas: todo leitor assíduo tende a desenvolver melhor sua capacidade de raciocínio, ampliar o seu vocabulário, além de aflorar sua criatividade.

Frente a tantas vantagens, é consenso que quanto mais cedo a criança for estimulada a ter contato com essa atividade, melhor é. Mas você sabe o que deve levar em consideração na hora de selecionar livros infantis para cada idade?

No post de hoje, nós vamos apresentar alguns critérios que servem como parâmetro para essa triagem: você vai entender o que precisa valorizar, conforme a faixa etária dos seus filhos. É importante seguir estas recomendações para que a criança realmente consiga aproveitar esse momento!

Dos 2 aos 5 anos

Entre dois e cinco anos, a literatura deve ajudar a criança a diferenciar entre o que é real e faz de conta. Nesse período, nem sempre elas compreendem e se interessam pela sequência início, meio e fim.

Dessa maneira, vale mais apostar em atrativos visuais que despertem a curiosidade do pequeno leitor: ilustrações devem predominar sobre o texto, com desenhos extremamente coloridos. O conteúdo escrito deve chamar atenção por sua sonoridade, ritmada.

Indicações: “Bem-te-vi”, de Lalau e “Flicts”, de Ziraldo, um dos principais escritores da literatura infantil.

Dos 5 aos 8 anos

A partir dos cinco anos, podem ser apresentados aos pequenos os enredos com viés fantasioso, capazes de aguçar a imaginação da criança. Para atingir a esse objetivo, uma ideia são as coletâneas de fábulas e contos, como Cinderela e Branca de Neve, muitos deles inspirados nas obras dos irmãos Grimm.

As características dos personagens devem ser cuidadosamente delineadas, personificando o bem e o mal, para tornar possível a associação com situações cotidianas. A estrutura narrativa deve ser simples e em ordem cronológica, para facilitar a compreensão.

Indicações: “A Arca de Noé”, de Ruth Rocha e “O Menino Maluquinho”, também de Ziraldo.

Dos 9 aos 12 anos

Por volta dos nove anos, é chegada a hora de introduzir um novo elemento: o conflito, que deve movimentar a trama dos personagens. Agora, há um problema para ser solucionado e a proposta de começo — meio — fim faz todo sentido.

E, embora a fantasia ainda tenha um papel importante, as histórias precisam incorporar elementos que estejam conectados à realidade da criança, como amizade, convivência em grupo. Por isso, são indicadas, por exemplo, as grandes sagas de aventura ou ficção científica.

Indicações: “Brinquedos e Brincadeiras”, de Nereide Schilaro Santa Rosa e “Por que economizar água? – Aprendendo sobre o uso racional da água”, de Jen Green e “Doze reis e a moça no labirinto de vento”, de Marina Colasanti.

Dos 12 aos 14 anos

A indicação de livros infantis para cada idade deve continuar na pré-adolescência, embora, nesse período, a pessoa já esteja começando a consolidar sua personalidade e, consequentemente, os seus gostos pessoais.

A escolha de livros adequados pode ajudar a conter um potencial comportamento de rebeldia e agressividade. Meninos tendem a se interessar por histórias sensacionalistas, garotas, por sua vez, preferem enredos mais românticos.

Indicações: “Dizem que sou louco”, de George Harrar e “O assassinato de Roger Ackroyd”, de Agatha Christie.

Dos 15 aos 17 anos

Nessa fase, o adolescente deve ter autonomia para escolher os livros. Você pode sugerir, mas deve respeitar as preferências literárias de seus filhos, ainda que, em um primeiro momento, elas lhe pareçam exóticas.

Lembre-se de que a função dos pais é estimular que alguém leia por prazer, não por obrigação. De todo modo, os clássicos da literatura nacional e estrangeira sempre continuarão sendo uma boa pedida.

Agora que você já sabe o que deve levar em conta na hora de selecionar livros infantis para cada idade, que tal conhecer nossa seção de livros para crianças? Você desfrutará de várias facilidades na hora da compra!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram