Hábito da leitura: essencial para o desenvolvimento das crianças
BLOG
Hábito da leitura: essencial para o desenvolvimento das crianças
A família, assim como os professores, tem papel fundamental na formação das crianças em suas necessidades mais básicas, que serão, a princípio, as primeiras lições que terão na vida.
Ler para os filhos é incentivar, com o passar dos anos, que eles possam ter o hábito da leitura que é algo primordial para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, despertando a criatividade e, principalmente, a imaginação acerca das histórias.
Desde a primeira infância, criar essa rotina fará muito bem aos pequenos. Inclusive, você sabe como o poder da leitura pode ser essencial para o desenvolvimento deles? Acompanhe a seguir mais sobre o assunto!
O hábito da leitura é essencial nas primeiras idades
Para que possam florescer suas aptidões na primeira infância, as crianças precisam de estímulos, e um deles, certamente, é a leitura. Nessa fase, o cérebro está buscando absorver o maior número de informações possíveis, e as respostas neurais estão cada vez mais velozes e duradouras.
Nos cinco primeiros anos de vida, a família será responsável pelo surgimento das primeiras palavras entre as crianças, e, orientar quanto a sua compreensão futura sobre aquilo que aprende fará diferença.
O contato dos pequenos com os livros é muito importante. Eles vão folheá-los, visualizar as gravuras e, num primeiro momento, ir se acostumando pouco a pouco a esse universo. Os adultos proporcionarão também momentos de afetividade e confiança, que serão fundamentais ao decorrer dos anos.
Muito antes da fase de alfabetização, os livros na vida dos filhos trarão uma familiaridade que será guardada por toda a vida, se tornando algo comum e pertencente ao espaço deles.
Promove o aprimoramento da linguagem nas crianças
Por meio da leitura, as crianças conseguem ter uma capacidade melhor de compreender o mundo a sua volta. As suas competências de comunicação, intelectualidade e a forma como convivem entre as demais pessoas são amplificadas.
As chances de obterem melhores resultados durante toda a formação educacional são bem maiores, pois a assimilação e a facilidade com as palavras se tornará algo intrínseco. A facilidade com questões gramaticais e uma entonação mais assertiva serão outras consequências.
Ter uma melhor entonação das palavras, respeito às pausas e dicção confiante são outras habilidades que são desenvolvidas com o hábito da leitura. Os limites da linguagem vão se expandido para que tenham consciência dos mais diversos assuntos.
Apura o seu senso crítico
O célebre escritor Mario Quintana disse em uma oportunidade que os livros não são capazes de mudar o mundo, afinal, quem muda o mundo são as pessoas, e os livros só mudam as pessoas.
A maneira de analisar as informações que são passadas, com a rotina de leitura desenvolvida, será ampliada, e o senso crítico torna-se essencial na formação das crianças e até para constituir formadores de opinião.
Os livros conseguem propor uma noção de esclarecimento que será de extrema importância na fase adulta e nas relações interpessoais conforme o tempo. Adultos bem informados e que têm discernimento das coisas tendem a apresentar um comportamento mais respeitoso para com o próximo.
As fábulas, por exemplo, têm um universo interessante que vai muito além das histórias, mas trazendo uma lição de vida inclusa, para que as crianças possam refletir sobre aquilo.
Proporciona entretenimento
A imaginação será explorada nas suas mais variadas formas, pois os livros têm um valor incomensurável para entreter as crianças de maneira lúdica e divertida.
Quando elas vão se acostumando com a leitura, acabam tendo a ânsia de conhecer novas histórias, outros lugares e diferentes desfechos, e a mente acaba se tornando uma oficina de novas ideias e concepções.
Ao proporcionar esse hábito com seus olhos, você vai fazer com eles tenham mais prazer em ler — consequentemente, isso se tornará divertido. Atividades interativas aliadas a um bom livro facilitam que as crianças tenham ainda mais vontade de ler.
Estreita os laços afetivos
Se os pais já têm uma rotina de ler livros constantemente, é natural que os filhos queiram se espelhar nessas atitudes que acabam admirando. Fica muito mais fácil incentivar isso nas crianças a partir do momento em que isso já é inerente à família.
Os laços amorosos são expandidos, pois os filhos encontraram na figura dos responsáveis mais do que tutores, mas amigos com os quais eles podem compartilham o conhecimento que adquiriram por intermédio da leitura.
A participação familiar terá reflexo também no desempenho acadêmico desse jovem no futuro, pois visar o bem-estar e a organização do estudo deles ajuda a diminuir os níveis de ansiedade, estresse e demais preocupações que possam ocorrer no âmbito escolar.
Com essa proximidade da família, algumas dificuldades escolares são minimizadas, havendo grandes possibilidades de os filhos terem um jeito mais sociável e afável.
Aprimora a escrita
Uma das habilidades que os jovens precisam desenvolver ao longo da vida será a escrita, porque é um ponto imprescindível no período escolar e, posteriormente, na formação profissional.
Ao incentivar que seus filhos peguem gosto pelos livros, você estará criando atalhos, e fornecendo as ferramentas necessárias para que possam aprimorar ainda mais a escrita, principalmente de redações.
Escrever demanda conhecimento e inspiração para tal, por isso, faz-se necessário que a mente dos pequenos esteja repleta de novas informações, o que servirá de auxílio na hora de construir argumentos plausíveis, pois esses conhecimentos serão necessários em várias fases da vida.
Sendo peça-chave para as capacidades linguísticas, a leitura é um fator transformador na orientação acerca dos vocábulos e proporcionará as ferramentas necessárias para que os jovens consigam transpor no papel as ideias que têm sobre os assuntos propostos.
Procure saber qual é a opinião dos seus filhos referente aos livros que leram, mas não apenas se gostaram, e sim com o intuito de que haja uma interação e debate acerca do que foi lido, para que eles consigam ter um nível de argumentação bem definido, pois isso será de extrema utilidade no futuro.
É sempre bom deixar os livros à disposição dos pequenos, para que haja mesmo o interesse, e mostrar que você atuará como um parceiro durante essa jornada. É também muito importante que eles possam manusear os livros, sentir como é esse objeto, principalmente nas primeiras idades.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância do hábito da leitura para o desenvolvimento das crianças, não perca a oportunidade e assine a nossa newsletter para acompanhar todas as novidades!