Entenda o que é pedagogia waldorf e como ela pode ajudar seu filho
BLOG
Entenda o que é pedagogia waldorf e como ela pode ajudar seu filho
O sonho de que os filhos cresçam preparados para enfrentar as situações que a vida apresenta é compartilhado por todos os pais. Embora a formação de qualidade seja um objetivo universal, os caminhos para alcançá-la são variados.
Para escolher a melhor escola, vários critérios devem ser considerados, inclusive a proposta pedagógica. Neste post vamos explicar o que é pedagogia waldorf e como esse método promove o desenvolvimento das pessoas, destacando suas peculiaridades.
O que é pedagogia waldorf?
Desenvolvida pelo filósofo Rudolf Steiner sob encomenda para uma empresa de cigarros da qual emprestou o nome, a pedagogia waldorf parte do pressuposto de que para o desenvolvimento pleno de uma criança devem ser trabalhados aspectos fisiológicos, espirituais e psíquicos.
Partindo dessa perspectiva, os conteúdos e estratégias adotadas por escolas convencionais não são suficientes. Assim, muito mais do que dar condições para a criança se tornar um excelente aluno, que se destaque por suas boas notas, busca-se formar cidadãos.
Destaca-se ainda a valorização do estudante enquanto indivíduo único, buscando realçar suas potencialidades. Um dos princípios que norteia essa filosofia é a crença de que tudo deve ser aprendido no tempo certo: um conteúdo só é transmitido quando a criança estiver preparada para absorvê-lo.
Quais os diferenciais em relação à metodologia convencional?
Com base nessa crença, o início do processo de alfabetização só acontece por volta dos 7 anos. Até chegar a essa idade, todas as atenções estão voltadas quase que exclusivamente ao ato de brincar: a ideia é aguçar os sentidos e a imaginação.
As disciplinas essenciais — como Português e Matemática — permanecem, mas as escolas que aderem à chamada pedagogia waldorf costumam ter um currículo flexível, com a inclusão de disciplinas extras, voltadas para a expressão artística.
Falando nisso, o sistema de avaliação também é diferenciado: não há notas nem provas. As tradicionais tarefas de casa são personalizadas, ou seja, o teor dos deveres varia de acordo com o interesse de cada aluno. E o Ensino Médio costuma durar quatro anos, um a mais do que na pedagogia tradicional.
Quais são as características dessa filosofia?
Entre as diretrizes que fazem parte da pedagogia waldorf está o maior envolvimento da família com as atividades escolares. Busca-se ainda desenvolver um espírito colaborativo e solidário entre os alunos.
Para isso, as mantenedoras lançam mão de uma série de estratégias: dando continuidade ao pensamento de Steiner, os contos de fadas são extremamente valorizados, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento da criança ao estimular sua imaginação.
Do mesmo modo, em quase toda aula há a realização de alguma atividade artística, como dança, teatro ou aprendizado de determinado instrumento musical, como o violoncelo. Busca-se estimular ainda as habilidades manuais: na pedagogia waldorf, escola também é lugar onde se aprende tricô!
Alinhada a essa proposta, os pequenos aprendizes também confeccionam bonecas. As criações compartilham uma característica em comum: propositalmente, há poucos detalhes no rosto das bonecas para que cada criança faça sua idealização.