Dificuldade de aprendizagem: como saber se seu filho tem? - Palavras Abertas
WhatsApp

Dificuldade de aprendizagem: como saber se seu filho tem?

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . Dificuldade de aprendizagem: como saber se seu filho tem?

Dificuldade de aprendizagem: como saber se seu filho tem?

Você certamente já ouviu falar que cada criança tem o seu ritmo, não é verdade? Contudo, o que fazer quando o seu filho começa a ir mal na escola, não parece absorver tudo aquilo que lhe é ensinado e apresenta uma série de sinais de que algo não está bem, como dificuldade de concentração e ansiedade excessiva? Saiba que isso não significa que o pequeno simplesmente não gosta de estudar, mas sim que ele pode ter dificuldade de aprendizagem.

A dificuldade de aprendizagem, sobretudo nos primeiros seis anos de escolaridade, atinge cerca de 15% a 30% da população mundial. Mas, você já sabe exatamente por que ela acontece? É possível perceber desde cedo quando uma criança apresenta a condição? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje, vamos lá?

O que é a dificuldade de aprendizagem?

Por que algumas crianças parecem não conseguir aprender conteúdos, desde os educativos até outros mais específicos? Essa é uma questão pertinente e que aflige diversos pais. A resposta dessa angústia pode estar na dificuldade de aprendizagem, uma condição biológica e que requer bastante atenção antes de ser diagnosticada.

Sabe-se que os profissionais da área da educação lidam diariamente com alunos de diferentes contextos e históricos. Alguns desses alunos possuem condições socioeconômicas desfavoráveis, outros não parecem receber da família o incentivo para os estudos e, ainda, há aqueles que apresentam dificuldades de fundo orgânico — ou biológico, como mencionamos.

Esse último caso corresponde à dificuldade de aprendizagem, que persiste mesmo após uma mudança de abordagem por parte dos educadores. Em outras palavras, essa dificuldade não está relacionada às causas educativas, já que o aluno continuará apresentando os mesmos sinais mesmo com uma nova estratégia de aproximação por parte do professor.

Por que a dificuldade de aprendizagem acontece?

A condição ocorre quando há algum tipo de comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. É justamente isso que pode afetar diretamente as capacidades de concentração, escrita, leitura, entre outras. Entre as principais dificuldades de aprendizado, estão:

  • dislexia;
  • dislalia;
  • transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  • disgrafia;
  • disortografia;
  • discalculia.

Aqui, é importante destacar que os alunos que possuem dificuldade de aprendizagem não são de forma alguma menos criativos ou capazes que os demais. Eles apenas possuem um estilo diferente de aprender, já que têm um perfil cognitivo diferente. Esse é um equívoco bastante comum e que deve ser desmistificado.

Por fim, lembre-se de que a escola e os pais devem atuar juntos quanto às dificuldades sentidas pelo aluno, de forma a identificar a situação e procurar a intervenção mais adequada para aquele caso. Abaixo, listamos os principais sinais que não podem ser ignorados.

Como saber se meu filho possui dificuldade de aprendizagem?

Baixo desempenho na escola

Esse é um dos sinais mais claros de que algo não está indo bem. Quando o desempenho do aluno não se equipara ao da turma em geral, ou seja, seu filho está sempre atrás em relação aos colegas, é preciso começar um trabalho de análise.

Deve-se observar se a criança parece não conseguir aprender ou absorver conteúdos básicos, se tem dificuldades em seguir tarefas e instruções — ou seja, se apresenta constantemente falhas na linguagem compreensiva, em que as ordens dadas não são entendidas com clareza — e se é vítima da sua desordem, perdendo o material escolar e a entrega dos trabalhos, se esquecendo de compromissos, etc.

Reclamações constantes, sobre dores e sobre a escola

Você já deve ter ouvido falar que, quando a criança está apresentando algum tipo de problema na escola, seja com o professor, seja com os colegas, passa a se queixar de “N” motivos para não ir à a aula, certo? Saiba que o mesmo pode acontecer quando o aluno tem alguma dificuldade de aprendizagem.

Aqui, é comum que ele comece a reclamar constantemente de cansaço, dores de estômago e demais incômodos para que não precise ir à escola. Contudo, não pense que esses sintomas são apenas imaginários, afinal, todos eles são desconfortos relacionados ao estresse.

Além disso, muitos alunos com dificuldade de aprendizado começam a se queixar não somente de sintomas físicos, como também da insituição de ensino, dos professores, dos colegas, das atividades, etc. Nesse sentido, reclamações gerais sobre a escola como “meus colegas são chatos”, “a professora é injusta”, “as atividades são difíceis”, “as lições são entendiantes”, entre outras, devem ser observadas também.

Mudanças de humor e isolamento

O aluno com dificuldade de aprendizado pode apresentar oscilações constantes de humor. Do mesmo modo que se irrita com facilidade, se excita rapidamente. Além disso, apresenta dificuldade para lidar com os problemas do dia a dia, apresentando tolerância baixa à frustração e perdendo a paciência quando não entende o que deve ser feito.

Outros efeitos colaterais bastante comuns nesse caso são a perda da autoconfiança e da autoestima. Como passa por frustrações diárias na escola, os alunos com baixo desempenho tendem a adquirir uma visão distorcida sobre si, se julgando incapazes de aprender. Aqui, frases como “não sei fazer nada direito”, “sou burro”, entre outras do gênero, merecem toda a atenção.

Por fim, a depender do temperamento do aluno em questão, as dificuldades de aprendizagem podem ter reflexos que vão além do seu humor, interferindo diretamente no comportamento social. Raiva e ansiedade excessivas precisam ser investigadas, assim como o isolamento e as atitudes escapistas e antissociais.

Isso porque, quando a criança ou adolescente sente que não pertence a algum grupo, tende a se isolar. O mesmo ocorre quando esse aluno percebe que está sempre a um passo atrás dos seus colegas quanto às notas e desempenho escolar no geral,

A dificuldade de aprendizagem é uma condição de fundo biológico, ou seja, independe do contexto no qual o aluno está inserido e de seu histórico. Além disso, existem sinais alarmantes e que não devem ser ignorados. É somente dando a devida atenção a esses fatores que se torna possível avaliar, diagnosticar e, por fim, tomar providências para reverter a situação.

E então, gostou do artigo de hoje? Para continuar a leitura de conteúdos relacionados a esse assunto, não deixe de conferir agora mesmo nosso post sobre tecnologias que ajudam na educação!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram