Conheça 5 escritores da literatura infantil
BLOG
Conheça 5 escritores da literatura infantil
De manhã, um emocionante duelo com piratas para salvar a mocinha indefesa. Horas depois, você está provando os deliciosos bolinhos de chuva de tia Nastácia, em um sítio onde vivem uma boneca tagarela e uma espiga de milho inteligente.
Para terminar o dia, o pó de pirlimpimpim permite que, num passe de mágica, você seja teletransportado para um baile real, no qual um príncipe dança uma valsa com uma bela donzela. Pouco se sabe sobre ela, mas seus lindos sapatinhos de cristal chamam a atenção.
E o melhor de tudo: para viver experiências tão fantásticas, basta folhear um livro. O hábito da leitura enriquece o vocabulário, alimenta a imaginação e melhora a capacidade de raciocínio, à medida que a criança também cria suas próprias histórias.
E o mercado está de olho nesse público: entre clássicos e contemporâneos, vários escritores da literatura infantil publicam obras que garantem a diversão da garotada. Mas você sabe quem são os profissionais que melhor dialogam com as crianças? Conheça-os em nosso post de hoje!
1. Monteiro Lobato
Conhecido como o Pai da Literatura Infantil Brasileira, Monteiro Lobato é natural de Taubaté, no interior de São Paulo. Criador de personagens que encantaram gerações, o escritor foi alfabetizado pela própria mãe e, desde pequeno, já demonstrou vocação para as artes.
Para crianças, a sua obra mais famosa é “O Sítio do Picapau Amarelo”, que, na verdade, é uma coletânea composta por 23 volumes, cujas histórias se passam na propriedade de mesmo nome.
É lá que vivem Dona Benta e sua fiel escudeira Tia Nastácia, além dos pequenos Pedrinho e Narizinho. Mas não apenas seres humanos habitam o local. Emília, a boneca de pano falante, e Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho intelectual, também são muito queridos.
Uma característica bastante comum da obra de Monteiro Lobato é a valorização do folclore por meio de personagens como Saci Pererê, Iara e, é claro, a Cuca, que, na era das redes sociais, ultrapassou fronteiras e se tornou popular em todo o mundo, graças aos memes a que deu origem.
2. Ruth Rocha
A paulistana Ruth Rocha iniciou sua carreira influenciada pelas obras do próprio Monteiro Lobato e também dos irmãos Grimm, cujos contos clássicos lhes eram contados por sua avó, Dona Ioio.
Algumas características são marcantes em sua obra, como o fato de abolir as tradicionais lições de moral, buscando estabelecer com os pequenos leitores uma relação de igual para igual, nunca os tratando como alguém que os olha “de cima para baixo”.
Na contramão, a autora buscou estimular as crianças a vivenciar a realidade, mas com pitadas de fantasia: a ideia é que os pequenos reflitam sobre si mesmos e o mundo em que vivem, “treinando” os adultos para que eles sejam capazes de compreender as suas necessidades.
Entre seus livros mais famosos, podemos citar “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que narra a aventura de crianças que usam a esperteza para encontrar uma solução para os seus problemas.
3. Ziraldo
O mineiro Ziraldo Alves da Costa, ou simplesmente Ziraldo, também coleciona vários méritos que o tornam um dos mais importantes escritores da literatura infantil.
Seu livro de estreia para crianças, “Flicts”, contava a história de uma cor que se sentia deslocada, pois não conseguia encontrar seu lugar no mundo. Os astronautas americanos que estiveram na lua foram presenteados com um exemplar durante visita ao Brasil. Depois, Neil Armstrong escreveu a Ziraldo: “A lua é Flicts”.
Mas sua obra de maior destaque na literatura infantil é aquela que narra a saga do garoto “com o olho maior do que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”. Não demorou para que “O Menino Maluquinho” se tornasse um fenômeno editorial e ganhasse várias adaptações, inclusive para teatro e cinema.
Além da habilidade com as palavras, destaca-se o talento com os traços. Isso significa que, além de escritor, Ziraldo também é um renomado chargista e caricaturista, tendo seus desenhos publicados por várias revistas internacionais.
4. Cecília Meireles
Uma das mais importantes poetisas brasileiras, a carioca Cecília Meireles dedicou parte de sua produção às crianças. Ela acreditava que escrever para essa faixa etária exigia do profissional habilidades científicas e artísticas.
Em outras palavras, o autor deve mesclar técnica e sensibilidade para criar livros de qualidade que sejam, ao mesmo tempo, de fácil compreensão. Para tornar a leitura mais agradável, seus textos são repletos de rimas, característica que evidencia também uma musicalidade.
Nesse sentido, uma de suas obras mais famosas é “Ou Isto ou Aquilo”, uma coletânea de trava línguas, cantigas de ninar ou de roda que traduzem, com perfeição, o universo infantil e suas comparações foras do comum, tendo como pano de fundo o flerte com a fantasia, o lúdico e a surpresa.
A título de curiosidade, vale destacar que, embora seu nome seja comumente associado à produção poética, Cecília Meireles também foi a autora de diversos livros didáticos, enaltecendo a importância da escola de qualidade para a formação dos pequenos.
5. Ana Maria Machado
Integrante da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado é uma escritora que se destaca por sua versatilidade: além das obras para os pequenos, ela também assina diversos romances e ensaios, totalizando mais de cem livros publicados, traduzidos para diversas línguas.
A sua ligação com crianças se estreitou durante a sua passagem pela Revista Recreio, quando, a convite da publicação, ela criava histórias infantis, editadas em forma de livro a partir de 1976.
No ano seguinte, quando o livro “História Meio ao Contrário” recebeu o prêmio João de Barro, Ana Maria se entusiasmou e tirou da gaveta vários de seus textos. Depois, vieram outros como “Alguns Medos e Seus Segredos”, em que a escritora aborda, de maneira bem-humorada, os medos típicos dessa faixa etária.
O envolvimento com o tema é tão grande que a autora chegou a abrir a Livraria Malasartes, a primeira totalmente dedicada às crianças no Brasil. A ideia era construir um espaço que valorizasse a inteligência dos pequenos leitores e sua liberdade de escolha.
Agora que você já conheceu alguns dos principais escritores da literatura infantil, que tal começar a seleção do repertório? Veja que critérios você deve levar em consideração na hora de escolher bons livros para crianças! Até a próxima!