Como usar a tecnologia na educação para estimular o aprendizado infantil? - Palavras Abertas
WhatsApp

Como usar a tecnologia na educação para estimular o aprendizado infantil?

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . Como usar a tecnologia na educação para estimular o aprendizado infantil?

Como usar a tecnologia na educação para estimular o aprendizado infantil?

A tecnologia, com certeza, se tornou uma das ferramentas essenciais para o nosso dia-a-dia. Seja pelo celular, computador, notebook, tablet, videogames ou qualquer outro dispositivo, ela está presente em praticamente todas as atividades da nossa rotina. Porém, uma dúvida recorrente é: como utilizar a tecnologia na educação?

São inquestionáveis a necessidade e os inúmeros benefícios da tecnologia, porém não podemos nos esquecer que, se utilizada de modo inadequado, pode trazer riscos e se tornar um ambiente perigoso — principalmente para as crianças.

Os pequenos têm cada vez mais facilidades em mexer no celular, utilizar os aplicativos, jogar games online ou realizar qualquer outra tarefa nos dispositivos. Por conta disso, os pais e responsáveis têm a preocupação diária de controlar o uso dessa tecnologia para que elas se motivem a estudar ou realizar atividades fora do mundo virtual.

Tendo em vista todos esses questionamentos, no post de hoje trataremos sobre o assunto e vamos ajudá-lo a utilizar a tecnologia a seu favor e ainda te mostrar como é possível utilizá-la como estímulo para a educação do seu filho. Confira!.

Benefícios no processo de ensino

A tecnologia possui inúmeros benefícios e um deles é utilizá-la no processo de ensino. É possível recorrer a métodos de ensino complementares tanto em sala de aula quanto em casa e, além dos próprios professores, os alunos também podem ter acesso a videoaulas, resumos, sites interativos, games educativos e lúdicos.

Dicas de como utilizar a tecnologia na educação

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a tecnologia e os benefícios de utilizá-la no processo de ensino, confira dicas práticas de como inseri-la na educação de seus filhos.

Utilizar os livros digitais

As compras on-line estão cada vez mais sendo utilizadas pelas pessoas. Ao invés de enfrentar filas, shoppings lotados ou correr o risco de não encontrar o produto desejado nas lojas físicas, é possível efetuar suas compras pela internet de modo rápido e, muitas vezes, mais econômico.

Utilizar ou comprar livros digitais tem sido uma das saídas mais vantajosas para pais, responsáveis e educadores. É possível encontrar os livros didáticos ou de literatura infantil em diversos sites de compras e uma das maiores vantagens dessa prática é a de poder comparar os preços ou até mesmo encontrá-los para download gratuitamente em diversos formatos.

Participar de grupos de estudo online

Sabia que, além de aplicativos de bate-papo, também existem grupos de estudos online? Isso mesmo! Os grupos online podem ser ótimos para aproximar os alunos e também para incentivá-los ao diálogo e a troca de informações sobre pesquisas, trabalhos, exercícios e outras questões da escola com os colegas.

Também é possível criar um grupo de estudos através das próprias redes sociais onde os alunos possam aprender virtualmente. Vale também utilizar este recurso como um reforço escolar para que eles possam estudar as disciplinas que têm mais dificuldade em sala de aula. Inclusive, nesses grupos também é possível ter acesso a simulados e à resolução de exercícios online.

Recorrer às pesquisas online

Como citamos acima, a tecnologia contribui — e muito — com a busca e o acesso às pesquisas online. A internet, por exemplo, é uma das melhores ferramentas para realizar pesquisas escolares, pois é possível encontrar praticamente tudo nos sites de busca.

Além de existir uma diversidade de sites voltados à área da educação — de acordo com a série e matéria que está sendo aprendida —, o mais interessante é que é possível encontrar e consultar gratuitamente e em qualquer lugar e horário muitos destes materiais.

Baixar aplicativos para estudar

Existem diversos aplicativos voltados à área da educação onde o aluno consegue encontrar dicas para agregar conteúdo, resolver exercícios, assistir videoaulas, consultar resumos e até encontrar material extra para aulas de reforço.

Esses aplicativos podem ser encontrados de modo pago ou até mesmo gratuitamente tanto para Android quanto para iOS e outros sistemas operacionais.

Utilizar a gamificação

Já ouvir falar sobre gamificação? Pouco conhecida, é um ótimo recurso para os estudos, estímulo e desenvolvimento pessoal e educacional das crianças e adolescentes que utiliza dinâmicas e atividades lúdicas para auxiliar na resolução de problemas.

Assistir a mídias audiovisuais

Além de todas as dicas já citadas, recorrer a filmes, séries, documentários e desenhos são excelentes opções para aprimorar e expandir o conhecimento do aluno sobre algum assunto específico.

Recorrer a estas ferramentas, além de ser algo extremamente prazeroso, pode aproximar pais e filhos em relação aos estudos. Existem diversos filmes que abordam assuntos que as crianças estudam nos livros, o que pode ajudar a ilustrar a matéria e fomentar a discussão e o despertar do senso crítico.

Interagir diretamente com a tecnologia

Além das pesquisas online e o uso de aplicativos, outra dica é fazer com que os alunos interajam diretamente com a tecnologia que eles têm disponível e permitir que eles próprios façam vídeos, resumos e até curtas-metragens sobre a matéria trabalhada e aprendida em sala de aula.

Essa é uma ótima dica para estudar e se divertir ao mesmo tempo. A atividade pode ser realizada dentro ou fora da escola e pode ser considerada como conteúdo extra para a atribuição de notas.

Realizar cursos online

A internet possui diversos sites que oferecem cursos online que, como atividade extracurricular, podem incentivar e estimular seu filho a estudar algo para além da sala de aula.

No mercado cibernético, é possível encontrar cursos de idiomas, informática, games, programas de edição e várias outras possibilidades. As opções de cursos na modalidade à distância são imensas e, o melhor de tudo é que é possível encontrar um curso que agrade os alunos por um preço acessível e que conte com um certificado de conclusão.

Como você pode notar, é inquestionável que a tecnologia é parte importante do cotidiano e, por isso, é imprescindível que as escolas e os pais se preocupem com o fato de utilizá-la de forma correta na educação de seus filhos. Com as dicas deste artigo, é possível começar a transformar desde já a tecnologia na educação em algo indispensável e enriquecedor para os estudos.

E então, gostou do nosso post sobre como utilizar a tecnologia como estímulo e incentivo para o aprendizado infantil? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Conte para a gente sua experiência nos comentários. Sua participação é muito importante para nós!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram