4 dicas para organizar a rotina e aproveitar seus filhos
BLOG
4 dicas para organizar a rotina e aproveitar seus filhos
Acordar cedo, levar as crianças para a escola, seguir para o trabalho e enfrentar dezenas de reuniões. No horário de almoço, a correria não para: além de fazer sua refeição, você aproveita esse intervalo para resolver problemas pessoais.
No final do expediente, há quem vá direto para a academia ou para a faculdade. Em resumo: você provavelmente só voltará a ver seus filhos na hora do jantar, após um dia repleto de atividades.
Que as mulheres precisam se desdobrar para dar conta de casa, família e trabalho — além, é claro, de reservarem um tempo para cuidarem de si mesmas — não é novidade. Mas o acúmulo de compromissos tem um preço nem sempre saboroso: muitas mães se culpam por não estarem sempre presentes na vida das crianças.
Se esse é o seu caso, saiba que, com algumas pequenas mudanças, você pode recuperar parte do tempo perdido: tudo é uma questão de organizar a rotina. Aprenda a fazer isso com as dicas que nós selecionamos no post de hoje!
Veja algumas práticas simples para se organizar e curtir mais tempo com a família:
1. Faça pelo menos uma refeição diária em família
Se o tempo para ficar com seus filhos não é grande, a primeira dica é aproveitá-lo da melhor maneira possível. Por isso, na hora de organizar sua rotina, você deve se programar para fazer, pelo menos, uma refeição por dia junto com eles.
Para tornar esse momento ainda mais especial, que tal se a interação começar antes mesmo dos pratos serem servidos? Convide as crianças para ajudá-la no preparo do cardápio.
Em meio ao clima de descontração, vale fazer vista grossa à bagunça na cozinha, desde que todos se comprometam a colaborar com a arrumação tão logo o jantar se encerre. Nada de deixar para depois!
2. Converse com seu filho e participe da rotina dele
Você sabe qual o estilo de música favorito do seu filho ou quem são os melhores amigos dele? Se a resposta a uma dessas duas perguntas foi não, talvez seja a hora de repensar suas prioridades.
É essencial que vocês tenham um tempo a sós! Nessa hora, converse sobre o dia na escola: vibre com as conquistas, mas, principalmente, abra espaço para que ele exponha seus medos e inseguranças. Lembre-se de que, se o suporte não existir em casa, outra pessoa, mal-intencionada, pode assumir esse papel.
E, mesmo com a agenda lotada, jamais abra mão de sua função mais importante: a de mãe. Esse é um conselho especialmente válido para o dia da apresentação de teatro no colégio ou a final do campeonato de natação. Vale tentar negociar com seu chefe para ficar algumas horas ausente!
Na mesma linha, mantenha um diálogo constante com a equipe pedagógica. Isso evita que você seja pega de surpresa por notas baixas, por exemplo. O ideal é constatar que existe essa sinergia já na primeira visita à instituição.
3. Faça programas divertidos com a criança
Na hora de organizar a rotina, é muito importante que você não se deixe vencer pelo cansaço. Em seus dias de folga, por mais tentadora que lhe pareça a ideia de passar a maior parte do tempo na cama, procure fazer um passeio com a criança.
Falta de dinheiro não é uma justificativa, já que existem ótimas opções gratuitas ou bastante acessíveis. Que tal, por exemplo, apreciar o pôr do sol em família e depois aproveitar para tomar um sorvete?
Nas férias, planeje uma viagem para que todos possam se divertir. E já que a ideia é apostar em um roteiro para agradar as várias faixas etárias, considere a opinião dos pequenos na hora de decidir o destino. Essas experiências são válidas para que você abasteça a sua coleção de boas lembranças.
4. Livre-se de distrações
Perto do fim, nós revelamos agora aquela que talvez seja a nossa sugestão mais valiosa: quando estiver com o seu filho, transporte-se para um mundo paralelo, onde nada pode interferir no contato entre vocês.
Em outras palavras, procure desligar o celular por alguns instantes para não ser incomodada. Faça o mesmo com qualquer outro objeto que possa dispersar a atenção da criança, como a televisão.
Tem algum outro conselho para quem precisa organizar a rotina? Deixe um depoimento, nos comentários, para ajudar outras pessoas na mesma situação!