4 dicas para negociar mensalidade da escola do seu filho
BLOG
4 dicas para negociar mensalidade da escola do seu filho
Não há como escapar: passadas as festas, começa a temporada de gastos extras, tão comuns em todo o início de ano. Além do pagamento de tributos, como IPVA e IPTU, quem tem filhos sabe que as despesas são redobradas com o início do ano letivo. Por isso, negociar mensalidade da escola é fundamental para a economia familiar.
Para agravar ainda mais a situação, a recessão econômica obrigou muitas famílias a fazer ajustes no orçamento. Por vários motivos, é comum que os pais tenham um começo de ano agitado em razão da busca pelo equilíbrio entre a melhor educação dos filhos e a boa saúde do orçamento da casa.
Mas você sabe exatamente como agir no momento de negociar mensalidade da escola? As suas atitudes durante a conversa podem influenciar quem está do outro lado da mesa, levando-o a aceitar ou recusar seu pedido. Preste atenção as nossas dicas para garantir o melhor resultado para sua família!
1. Prefira sempre conversar pessoalmente
Por mais atribulado que seja o seu dia a dia — e o da equipe da escola também — esse é o tipo de assunto que entra para a categoria dos que devem ser resolvidos pessoalmente. Interações a distância somente em último caso.
Frente a frente com o responsável, você conseguirá expor melhor seus argumentos e poderá identificar a hora de avançar ou recuar conforme a reação dele. Além disso, é importante que os dois lados mantenham o tom cordial da conversa.
2. Use o seu (bom) histórico ao seu favor
Seu filho está matriculado no mesmo colégio há vários anos e você sempre quitou as mensalidades até o vencimento? Esse será um de seus principais argumentos. Todo cliente que cumpre com suas obrigações em dia é extremamente valorizado pelas empresas, que não costumam poupar esforços para mantê-los em sua base.
Na direção contrária, quando atrasos se tornam corriqueiros, sem alguma justificativa plausível, a tendência é que haja um desgaste na interação. Sempre se valendo dos dispositivos legais, a escola tende a suspender benefícios dos pais inadimplentes.
Mas atenção: se esse é o seu caso, lembre-se de que o seu filho não poderá ser constrangido tampouco ter documentos acadêmicos retidos.
3. Negocie sempre: desde o primeiro instante
Nossa terceira sugestão na hora de negociar mensalidade da escola é transformar a busca por condições diferenciadas de pagamento em um hábito. Faça isso sempre, ainda durante o processo de seleção do colégio.
Como o objetivo da escola é conquistá-lo, seus dirigentes provavelmente estarão mais flexíveis nos primeiros contatos. Aproveite a oportunidade para se informar sobre a política de concessão de bolsas de estudo.
Para aumentar suas chances de sucesso, tome a iniciativa e proponha contrapartidas, como o pagamento antecipado das mensalidades. Também é válido requerer descontos em caso de um combo, ou seja, quando você possui mais de um filho matriculado na mesma instituição.
4. Exponha sua situação
A eficácia da nossa última sugestão vai depender de como é o relacionamento com o colégio e da sensibilidade dos gestores. Em casos extremos, nos quais você atravessa um momento financeiro complicado, exponha a sua situação e peça algum tipo de desconto durante determinado período.
Sem dar mais detalhes do que o necessário, conte qual a origem da sua dificuldade: desemprego ou tratamento de saúde, por exemplo. Mas é importante que, na medida do possível, você faça uma projeção de quando as coisas vão se normalizar.
Nós sabemos que todo pai se preocupa em garantir a melhor formação para o seu filho e quer participar desse processo. Gostou das nossas dicas para negociar mensalidade da escola? Tem alguma outra estratégia bem-sucedida? Deixe seu depoimento nos comentários!